Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de fevereiro de 2026

Câncer de pâncreas: entenda a condição do apresentador Edu Guedes


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 07/07/2025 às 08h21
Ouvir: 00:00

Diagnosticado com câncer de pâncreas, o apresentador Edu Guedes passou por cirurgia de emergência neste sábado (5/7) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de nódulos. Recentemente, o marido de Ana Hickmann passou mal devido a uma infecção decorrente de uma crise renal.

Captura de tela 2025-07-07 081706
Foto: Reprodução/Instagram

O câncer de pâncreas é uma doença silenciosa e agressiva. Por ter indicativos muito parecidos com os de outras condições, a detecção da doença costuma demorar, permitindo que o quadro evolua para estágios mais graves.

“Apenas cerca de 15 a 20% dos pacientes têm a chance de realizar a cirurgia com intenção curativa logo no diagnóstico de câncer no pâncreas. Isso acontece porque os sintomas iniciais são muito inespecíficos — como dor abdominal, perda de peso, fadiga e náuseas — e não existem exames de rastreamento eficazes para detectar a doença precocemente na população geral”, explicou o oncologista Márcio Almeida, que atua em Brasília.

Câncer de pâncreas

  • Esse tipo de câncer ocorre quando células anormais crescem e se multiplicam no pâncreas, formando um tumor. 
  • Entre os principais sintomas da condição, estão: dor abdominal ou nas costas, perda de apetite e perda de peso involuntária, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e fezes claras, coceira na pele, indigestão e fadiga. 
  • Dependendo do estágio da doença, o câncer de pâncreas pode ser tratado através de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. 
  • Não há medidas específicas para prevenir o câncer de pâncreas, porém evitar o tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade são boas alternativas para diminuir o risco da doença.

Esse tipo de câncer é considerado pelos especialistas uma das condições mais agressivas e desafiadoras enfrentadas pela medicina, justamente pela dificuldade de detecção. Por isso, a doença tem alta taxa de mortalidade.

“Na maioria dos casos, o câncer de pâncreas cresce para fora do órgão, o que torna a cirurgia de remoção um procedimento complexo”, destacou a oncologista Janyara Teixeira, da Rede D’Or, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

SBT volta atrás e não exibirá especial com Zezé Di Camargo


O especial de Natal com Zezé Di Camargo não será mais exibido pelo SBT na quarta-feira, 17, devido à polêmica…


O especial de Natal com Zezé Di Camargo não será mais exibido pelo SBT na quarta-feira, 17, devido à polêmica…

GMC+

SBT mantém especial de Natal com Zezé Di Camargo após polêmica


O especial de Natal com Zezé Di Camargo será mantido pelo SBT após a polêmica com o cantor. A informação…


O especial de Natal com Zezé Di Camargo será mantido pelo SBT após a polêmica com o cantor. A informação…

GMC+

Felipe Simas é locutor de rodeio em ‘Asa Branca’ e revela dificuldade em viver o personagem


Lendário locutor de rodeios do Brasil, Waldemar Ruy dos Santos terá sua história contada nos cinemas: o filme Asa Branca…


Lendário locutor de rodeios do Brasil, Waldemar Ruy dos Santos terá sua história contada nos cinemas: o filme Asa Branca…